Tratamentos
A Medicina Tradicional Chinesa é baseada na energia, ou seja, toma como base a existência de uma estrutura energética para além do corpo físico, afirmando que no nosso corpo a energia circula por canais que têm pontos específicos, ao serem pontoados (estimulados), reorganizam a circulação energética.
Já doença é caracterizada por uma desorganização da energia funcional, que controla e dinamiza os órgãos. Utilizamos a Medicina Chinesa para harmonizar esse fluxo trazendo como conseqüência a sua reorganização, tratando a doença em sua raiz.
Largamente estudada e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a MTC possui hoje, mesmo a nível Ocidental, um valor inegável. Sendo considerado patrimônio da Humanidade.
A medicina chinesa, aplica os princípios básicos de sua cultura à compreensão da natureza e do corpo humano, e a partir daí constrói o seu saber científico tradicional.
De tal modo que a própria Organização Mundial da Saúde emitiu uma lista em que reconhece a sua eficácia em doenças (nome dado pelos ocidentais) tais como:
- bronquite, pneumonia, asma, rinite, sinusite, hipertensão arterial;
- úlcera peptídica, disfunção biliar, diabetes mellitus, acne, dermatite, reumatismo;
- má posição fetal, hemorróidas, celulite, obesidade, insônias, obstinação, alcoolismo, dores rticulares, prostatite, incontinência urinária e fecal;
- enurese, síndrome de ménierre, ciática, nevralgia do trigémio, polinefrite, cefaleias, depressão, neuroses psíquicas, torcicolite, tenossinovite, tabagismo;
- gripe, tosse, tonturas e vertigens, tinitus (zumbidos), angina de peito, otites, impotência sexual, problemas menstruais, síndrome menopausica e patologias da mama.