Agulhas ajudam no tratamento da dependência química.
“O desafio de vencer a dependência química ganhou novo aliado - a acupuntura (sistêmica e auricular). Os benefícios da técnica milenar da medicina chinesa já são reconhecidos inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudos apontam que no combate ao tabagismo, por exemplo, as agulhas ajudam a reduzir o prazer de fumar em 70% dos casos. O relatório da OMS aponta ainda que, em 44% dos casos de dependentes de cocaína, a acupuntura diminui os sintomas da abstinência.”
Fonte Ministério da Saúde
A acupuntura busca o equilíbrio energético do organismo e atua na redução da ansiedade desses pacientes. A acupuntura trabalha na parte fisiológica, apresentando uma significativa redução na vontade de ingerir a substância.
Colocadas em pontos específicos do corpo, as agulhas estimulam hormônios cerebrais que vão liberar substâncias como a endorfina, que proporcionam sensação de prazer e bem-estar, sem a necessidade de consumir drogas. A pessoa fica mais tranqüila, serena, e não precisa buscar outras fontes de prazer.
Cada indivíduo tem seu tempo para apresentar resposta para a acupuntura, mas os benefícios são vistos principalmente nas crises de abstinência. A acupuntura ajuda a aliviar os sintomas da abstinência, como calafrios, taquicardia, suor e inquietação.
Dentro da acupuntura podem ser usadas várias técnicas, como a sistêmica, que é a tradicional, e a auricular, em que agulhas, sementes ou esferas, são colocadas na orelha. Em alguns casos, o paciente passa a sentir um gosto amargo na boca ou enjôo quando fuma.